06 junho 2006

Terror!


Como tinha me resolvido efetuar a leitura da Bíblia a partir do Antigo Testamento, começando pelo Gênesis e daí para diante, assim eu fiz... E os efeitos disto na minha psique foram devastadores. Por quê? Continue a leitura...

O livro do Gênesis me pareceu repleto de incongruências, mas que sob uma ótica mística, isomorfa (contar um fato a partir de analogias, como utilizando parábolas), pode fazer todo sentido. O problema é que na época eu não tinha estrutura intelectual para interpretar o texto desse modo mais profundo - eu simplesmente não estava abalizado para decifrar aquelas palavras sob outra ótica, que não fosse a literal. E literalmente, fica tudo muito complicado... Caim matou Abel por inveja, esta que é, sem dúvida, uma das maiores ferramentas à disposição do “Inimigo” – Satanás, sinônimo de todo mal sobre a Terra. Mas eu não entendia bem o porquê de Deus ter preferido a oferta de Abel à de Caim. “Porque Abel era puro de coração!” – me explica o padre. Mas isso não estava explicado claramente na Bíblia... Um pai não amaria a todos os seus filhos de igual maneira? Além disso, não foi o próprio Deus que fez Caim daquele modo, com todas as suas qualidades e defeitos? Mal sabia eu o que viria a seguir - A história de Abraão e do povo hebreu... O “Senhor dos Exércitos” comanda os Judeus em batalhas sangrentas contra os povos vizinhos. O “Senhor dos Exércitos?? Mas... na missa sempre se falava no Deus do Amor, o Deus do perdão e da misericórdia...

Mas no Antigo Testamento, a visão de Deus não era exatamente a de um Pai amoroso, e isso me afetou. Eu procurava salvação, procurava a Verdade, e estava convencido de que este caminho passaria necessariamente pelo Amor incondicional, mas o que encontrei foi isto:

Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los. - Ezequiel 09:06

Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. - Êxodo 32:27

Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós. - Números 31:17,18

Mas, das cidades destes povos, que o Senhor teu Deus te dá em herança, não permitirás que alguém fique vivo, mas passá-los-ás todos ao fio da espada; - Deuteronômio 20:16,17

E o Senhor nosso Deus no-lo entregou, e o ferimos a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo. Também naquele tempo lhe tomamos todas as cidades, e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum; - Deuteronômio 2:33,34

Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem idoso. - Deuteronômio 32:25

O Senhor é um guerreiro; o Senhor é o seu nome. - Êxodo 15:3

Também lhes dei estatutos que não eram bons, e juízos pelos quais não haviam de viver; deixei-os contaminar-se em seus próprios dons, nos quais faziam passar pelo fogo tudo o que abre a madre, para os assolar, a fim de que soubessem que Eu sou o Senhor. - Ezequiel 20:25-26

Cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio. - Oséias 13:16


Proclamai isto entre as nações: Santificai uma guerra! (...) Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras. - Joel 3:9-10

Vai agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver. Nada lhe poupes; matarás a homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. - I Samuel 15:3

Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro Deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e saro; e não há quem possa livrar da minha mão. - Deuterômio 32:39

Porquanto do Senhor veio o endurecimento dos seus corações para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem destruídos totalmente, e não achassem piedade alguma, mas fossem exterminados, como o Senhor tinha ordenado a Moisés. - Josué 11:20

Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te nasceu certamente morrerá. Então Natã foi para sua casa. Depois o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, de sorte que adoeceu gravemente. - II Samuel 12:14,15

Então enviou o Senhor a peste sobre Israel, desde a manhã até o tempo determinado; e morreram do povo, desde Dã até Berseba, setenta mil homens. - II Samuel 24:15

Se nem ainda com isto me ouvirdes, mas continuardes a andar contrariamente para comigo, também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. E comereis a carne de vossos filhos e a carne de vossas filhas. - Levíticos 26:27 a 29

E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. - II Reis 2:24

Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles: e, levantando-se os assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos cadáveres. - II Reis 19:35

A espada do Senhor está cheia de sangue, está engordurada da gordura do sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o Senhor tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom. - Isaías 34:06

Samaria levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus; cairá à espada; seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão fendidas. - Oséias 13:16

E também não entendia porque os filhos deveriam pagar pela maldade dos pais:

¥ Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem e possuam a terra... - Isaías 14:21
¥ Pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração. - Êxodo 20:5
¥ Ao culpado não tem por inocente; castiga a iniquidade dos pais sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. - Êxodo 34:7

Outro pensamento me perturbava: Deus criou o mal?

¥ Eu formo a luz, e crio as trevas, eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas essas coisas. - Isaías 45:7
¥ Não é da boca do Altíssimo que saem o mal e o bem? - Lamentações 3:38
¥ Assim diz o Senhor: Olhai! Estou forjando mal contra vós, e projeto um plano contra vós. - Jeremias 18:11

Sacrifício humano?

¥ E Jefté fez um voto ao Senhor: Se totalmente entregares os filhos de Amom nas minhas mãos, qualquer que, saindo da porta da minha casa, me vier ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor, e o oferecerei em holocausto. (...) Assim Jefté foi de encontro aos filhos de Amom a combater contra ele, e o Senhor os entregou nas suas mãos. (...) Vindo Jefté a Mispa, à sua casa, a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças. Era ela filha única. Não tinha ele outro filho nem filha. (...) E deixou-a ir por dois meses. (...) Ao fim de dois meses, ela voltou a seu pai, o qual cumpriu nela o voto que tinha feito. - Juízes 11:30-39
¥ ... de seus filhos nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá De Saul, o eleito do Senhor. (...) ... e os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor. - II Samuel 21:6-9

Hoje eu entendo que o sentido de todas essas passagens, bem como o de muitas outras, só pode ser apreendido levando-se em consideração o seu contexto histórico, cultural, linguístico, etc. Porém, tenho que dizer que, para chegar a essa compreensão, precisei de anos de estudo de História antiga, filologia e teologia, além de muitas (mesmo!) horas de meditação. Registro esses trechos para fazer entender o que sentiu um adolescente amoroso, sedento por Deus e pela Verdade, ao ler estas coisas.

De novo, em minha busca, eu me deparava com o medo. Só que agora, de uma maneira superlativa. Era um "megamedo", eu simplesmente me vi tomado por um terror absoluto. Eu buscava salvação e refúgio em Deus, mas agora, era Ele mesmo o que eu mais temia. Nessa época comecei a sofrer de alguns terríveis sintomas, dos quais a causa só muito mais tarde viria a conhecer: Transtorno Obsessivo Compulsivo(TOC), e outros transtornos de ansiedade generalizada.