18 outubro 2006

O V N I ?

O ano é 1973. São aproximadamente 21 horas. Estou na sala da minha casa, na Vila Zelina, bairro da região leste de São Paulo. Estou quase certo de que é uma quarta feira e estamos assistindo, eu e meus pais, a mais um episódio da série Kung Fu, com David Carradine. Subitamente, entra meu irmão, esbaforido, olhos arregalados, gritando e gesticulando: "Vem ver! Vem ver!" - "O que foi?" - Perguntam em coro meu pai e minha mãe, mas ele já tinha saído novamente, correndo, em direção ao quintal, e de lá de fora podemos ouvir sua voz eufórica: "Disco-voador!!"


Saímos todos para o quintal, meu irmão já subiu no muro, para ver melhor. Meu pai e minha mãe soltam exclamações desconexas, abismados. Eu olho para o céu, na mesma direção que eles, para o lado oeste. E vejo algo que nunca mais esqueceria (Tanto que estou contando para vocês, trinta e três anos depois): Um luz em forma circular/esférica desfila pelo céu, que está muito limpo nesta noite. Algo como uma "esfera" de cor alaranjada, de um tom muito bonito, semelhante à cor de carvão em brasa. Essa "forma" faz evoluções, vai e volta, sobe e desce, tudo numa velocidade vertiginosa. Faz movimentos elípticos, depois geométricos. Acelera e desacelera de uma maneira completamente impossível. Eu tenho seis anos de idade. Peço ao meu irmão que me pegue, me coloque também em cima do muro, ao seu lado, para poder ver melhor. Ele me atende sob os protestos e pedidos de "Cuidado!" de minha mãe. Por alguns preciosos segundos, talvez um minuto ou um pouco mais, permanecemos os quatro, eu, meus pais e meu irmão, assim, anestesiados, observando aquele "show" surrealista, inesquecível. É uma sensação como a de se estar sonhando, mas estamos todos bem acordados. De repente, de modo ainda mais improvável, a esfera some. Simplesmente desaparece. Lembro-me que isso, o fato de ter desaparecido, me impressionou mais do que a aparição em si. No dia seguinte e durante toda a semana, o assunto preferido nas rodas de conversa do bairro é a aparição do fenômeno. Muitas outras pessoas também tinham visto o que chamavam de "UFO".

O ano é 1984. Eu e meu irmão fomos ao shopping center Iguatemi, aqui em São Paulo, assistir ao filme "Um Tira da Pesada", com o Edie Murphy. E morremos de rir. Na saída, paramos numa cantina italiana para devorar uma "mezza" portuguesa "mezza quatro formaggio". Caminho de volta. Já devem ser algo em torno de uma e meia da manhã (não me lembro o dia da semana, provavelmente uma quinta ou sexta). Estamos passando pela Av. D. Pedro II, no bairro do Ipiranga, mais ou menos no meio dela, quando eu olho pela janela do carro e vejo uma lua cheia extremamente brilhante e muito bela. Eu digo: "Olha como a Lua está bonita! Cheia e enorme!" - Meu irmão responde: "É mesmo..." - Até aí, tudo parece normal, mas quando eu olho pra ele, percebo que está olhando para o lado oposto de onde está a lua que eu vi! Então eu digo: "Mas ela está desse lado!" - E ele: "Não, ela está aqui, olha!" - Eu olho para o ponto que ele mostra, no céu, e me sinto gelar. Ele tem razão! A Lua estava do outro lado, o lado da janela dele, do carro. Só que do meu lado havia uma outra "Lua"! Um objeto(?) prateado, circular, muito brilhante, que poderia mesmo ser confundido com a Lua. Mas agora que eu sabia que não era a lua, observando bem, percebia que não tinha o mapa lunar. Era completamente "lisa", brilhante por inteiro, e mais fulgurante do que o nosso satélite natural. E estava acompanhando o carro!!

Quase posso sentir a incredulidade de muitos que vierem a ler estas linhas. Acho que é porque eu, muito provavelmente, não acreditaria, se alguém me contasse. E se estava difícil acreditar até agora, esperem só pelo final...

Meu irmão também viu o UFO(?). E ficou muito impressionado. Era impressionante olhar para um lado do céu e ver a Lua, e olhar para o lado oposto e ver uma segunda "Lua"! Prosseguimos com o OVNI dando a impressão que nos acompanhava, até a praça do Monumento do Ipiranga (Lá mesmo, onde D. Pedro I deu o famoso grito...). Naquela época, a praça não era cercada, como hoje, era possível parar o carro e ter acesso direto àquela grande área verde. Meu irmão estacionou o carro na praça, apressado, de qualquer jeito. Estávamos afobados, meio sem respirar. Percebemos que já havia uma meia dúzia de carros parados, de pessoas que também passavam por ali e viram o fenômeno. É uma sensação muito curiosa que se experimenta, numa situação tão inusitada, como de se estar "anestesiado"... Lembrei-me das passagens bíblicas que associam "Sinais no céu" ao advento do fim dos tempos.

Descemos do carro. Era uma noite quente, mas havia uma brisa fresca à essa hora, lembro-me bem. Todos olhavam para o céu (óbvio) e lá estava ele... E de repente já não estava mais. Todos continuam procurando, e então... de uma hora para a outra, simplesmente toda a "abóbada celeste", toda a região visível do céu, começa a "piscar", em alta velocidade!! Como se estivéssemos dentro de um quarto escuro e uma criança travessa estivesse pressionando, intermitente, a tecla de acender/apagar a luz! Todo o céu ao nosso redor acendia e apagava, uma vez atrás da outra, num ritmo muito rápido, sem parar. Era como uma série de raios, mas sem trovão, sem nenhum som, iluminando o céu; um após o outro, a intervalos regulares e curtos, matemáticos. Mas não havia nenhum raio, apenas os flashes brancos de luz. Fortíssimos.

Eu vi as pessoas ao meu redor. Olhos arregalados, não mais do que os meus próprios deveriam estar. A sensação que pairava no ar era algo como: "O que vem agora?" Confesso que foi assustador, inquietante. Mas eu não tive medo. Como não tive da primeira vez, quando tinha seis anos de idade. Esse fenômeno, do céu piscando, deve ter durado cerca de um minuto. E do mesmo jeito que começou, parou.

Continua.